Segundo Organização Mundial de Saúde a obesidade é uma doença causada pelo excesso de gordura no organismo. No Brasil, calcula-se que 40% da população esteja acima do peso normal.
Nos Estados Unidos, em apenas três anos, a prevalência de obesidade na adolescência aumentou em 6%. A presença da obesidade pode ocasionar doenças tais como: hipertensão, diabetes, doenças coronarianas, problemas respiratórios, além de diminuir a longevidade.
Segundo especialistas, na adolescência ocorre um aumento no consumo de carboidratos, gorduras e proteínas e menor consumo em vitaminas, minerais, fibras, devido a substituição das refeições tradicionais, por lanches ricos em carnes, queijos, a troca das frutas por sorvetes, doces e refrigerantes, às preferências caseiras.
A influência da propaganda de alimentos pouco nutritivos e a necessidade de estarem sempre testando novidades direcionam escolhas erradas.
Amado adolescente, além dos cuidados com a vida espiritual você deve respeitar os limites do seu corpo, não coma excessivamente pois isso é glutonaria (Gl 5.21), alimente-se de modo balanceado e pratique exercícios físicos.
Tenha uma semana de vitórias e jamais esqueça: “TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ! NÃO IMPORTA O QUE VOCÊ ESTEJA PASSANDO! NÃO EXISTE SITUAÇÃO IRREVERSÍVEL, SEMPRE HAVERA UMA SAIDA PARA QUEM CRÊ!”.
Artigo públicado na edição do mês de novembro da revista informativa "O LÍDER" pela nossa "Tia Elis"
Nenhum comentário:
Postar um comentário